Pular para o conteúdo

DIA DO CONGADEIRO E SEMANA DO CONGADO SÃO INSTITUÍDOS EM SÃO JOÃO DEL-REI

Ontem, dia 5, foi votado por unanimidade a aprovação do PL 7.920, instituindo o dia 13 de maio como Dia do Congadeiro e a Semana do Congado (semana do dia 13). Essas datas homenageiam a arte, música, cultura e fé desses grupos que mantêm a tradição do Congado por séculos em São João del-Rei e arredores.

O Congado chegou na Câmara Municipal realizando uma manifestação artística, com instrumentos e músicas da cultura. Após a entrada, Sidinho (52), que é capitão do Congado do bairro São Dimas, teve espaço de fala no Plenário. Ele tratou da situação atual do grupo, como a falta de apoio financeiro. No mesmo sentido, houve um contexto histórico. Ele destacou a proibição do Congado em igrejas católicas, como a do Rosário de São João del-Rei.

Foto: Bianca Andrade

Com a aprovação do projeto do vereador Professor Leonardo, o objetivo é que o Congado seja mais valorizado pelo poder público e pela população. Além disso, que o dia e a semana sejam chances de intensificação das ações do dia 13 de maio, que comemora a assinatura da Lei Áurea.

Lembrando que, ainda esse ano, a rainha do Reinado Treze de Maio, Isabel Casimira, enviou uma carta ao Papa Francisco pedindo a anulação da decisão de Dom Cabral, que proibia a manifestação de religiões afro-brasileiras nas missas de Belo Horizonte. O arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo assinou a revogação do decreto após tal esforço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.