No último sábado, dia 28 de outubro, a equipe técnica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde realizou uma visita a São João del-Rei. A equipe foi enviada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde. O objetivo da visita foi realizar o trabalho de campo necessário para verificar indícios e informações a respeito dos casos recentes de infecção em crianças.
Também foi realizada uma reunião com as autoridades locais, que serviu para discutir estratégias para a investigação epidemiológica no município, a fim de identificar quais foram os agentes infecciosos e qual o tratamento que deve ser adotado. Entre os assuntos discutidos, estavam as orientações para o atendimento dos casos suspeitos e a investigação das amostras coletadas relativas ao óbito das três crianças no município.
Eduardo Prosdocimi, o subsecretário de Vigilância em Saúde das SES-MG, afirmou que o órgão está acompanhando os casos de perto desde a primeira notificação e que trabalha para responder a situação de forma adequada. A SES-MG ainda ressalta que, até o momento, não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população na cidade.