A VLI Logística, companhia que opera a Maria Fumaça de São João del-Rei, realiza na tarde de hoje uma simulação de acidente envolvendo o trem e um veículo. O exercício acontecerá a partir das 14 horas, no trecho da linha férrea logo após o Pontilhão, no bairro de Matosinhos, ao lado do CRAS.
Na simulação do acidente, além da Maria Fumaça e do veículo, doze supostas vítimas serão atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros, Exército, SAMU e brigadistas da própria VLI. De acordo com a empresa, a atividade faz parte das constantes campanhas para tornar a interação com a linha férrea mais segura e harmoniosa. O simulado também pretende aperfeiçoar a rede de comunicação entre a VLI e as forças de segurança e saúde no trabalho para este tipo de ocorrência.
Equipes da Prefeitura de São João del-Rei, Guarda Municipal, Polícia Militar, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e alunos do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) também estarão envolvidas. Durante a simulação desse acidente entre a Maria Fumaça e o veículo, o trânsito naquela região do Pontilhão de Matosinhos será fechado e os motoristas deverão tomar rotas alternativas para seguirem com seus compromissos.