Pular para o conteúdo

Varíola dos macacos: primeiro caso é confirmado em São João del Rei

A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta terça-feira, dia 13.

De acordo com a pasta, o paciente está estável, em isolamento e sendo monitorado pela vigilância sanitária. Quem teve contato com a pessoa infectada já foi notificado, e segue em acompanhamento.

Entenda quais os principais sintomas e como a doença se manifesta

O vírus precisa de um tempo de “incubação” até começar a manifestar sintomas. Durante esse tempo, a doença não dá nenhum sinal e não é transmissível.

Os primeiros sintomas e a transmissão começam entre o 5º e 21º dia, após o contágio, e os infectados apresentam, principalmente:

  • Febre, dores de cabeça, fraqueza e mal estar.

Entre um e três dias do início dos sintomas, começam o surgimento das lesões na pele, que podem completar o seu processo de evolução em até 21 dias. No momento que elas caem, o paciente não contamina mais ninguém e o ciclo da doença chega ao fim.

A principal forma de transmissão ocorre por contato direto (pele, secreções, fluidos corporais, gotículas), toque em objetos e superfícies infectadas e secreções respiratórias. Para se prevenir, as recomendações são parecidas com as da covid-19: usar máscara e lavar bem as mãos com água e sabão. Também é preciso evitar contato próximo e não compartilhar roupas de cama e toalhas com pessoas com suspeita da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.