Ontem, dia 27, o Diretório Central de Estudantes (DCE-UFSJ) divulgou por meio do seu Instagram que 29 servidoras terceirizadas da Universidade Federal de São João del-Rei foram desligadas da instituição. As servidoras faziam parte da equipe da instituição. O motivo da demissão seria o déficit financeiro da faculdade, que atualmente corresponde a um valor de mais de 20 milhões .
A Assessoria de Comunicação da UFSJ (ASCOM-UFSJ), por sua vez, disse que a falta de recursos já havia sido informada à comunidade acadêmica, em uma coletiva de imprensa realizada no dia 07/02, pelo reitor, Dr. Professor Marcelo Pereira de Andrade. Ainda segundo a assessoria, 25% da folha de terceirizados foi afetada.
Na coletiva, o reitor detalhou o assunto dos cortes orçamentários devido ao orçamento aprovado pela Lei Orçamentária Anual (LOA), que vem impedindo as instituições públicas de ensino do país de fecharem as contas. A coletiva de imprensa está disponível no canal de YouTube da TV UFSJ.
O sindicato dos servidores da UFSJ disse que o órgão se posiciona contra os cortes, e que estavam informados apenas sobre a possibilidade dos mesmos ocorrerem entretanto. Eles não estavam inteirados sobre as datas e quantidade das demissões, o que foi uma surpresa para eles e para as funcionárias demitidas. O sindicato também informa que será realizada uma assembleia unificada com outros órgãos, incluindo o DCE, para debater o assunto no dia 05/03/2024.