Pular para o conteúdo

MÊS DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro em prol da conscientização da sociedade e, em especial, dos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Responsável pela morte de um homem a cada 38 minutos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de câncer ainda é cercado de estigmas envolvendo os exames preventivos e o tratamento. O machismo e o preconceito são entraves para que a população masculina realize todos os procedimentos necessários para o diagnóstico precoce da doença, mas a detecção prematura é considerada a principal forma de evitar as formas mais graves e avançadas.

Dados do Inca indicam média de 65 mil casos anuais entre 2020 e 2022, sendo que homens com idade superior a 55 anos são os mais atingidos pela enfermidade. O Instituto diz que um a cada nove homens é diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida. Dada a alta incidência, os exames para a detecção da doença são oferecidos gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

A recomendação é que os exames preventivos comecem a ser feitos aos 45 anos, principalmente o exame de toque. No Brasil ainda existe certa resistência de parte da população masculina com esse tipo de exame, mas a expectativa é que isso melhore ao longo dos anos, graças a uma luta constante contra a desinformação, machismo e preconceitos.

O Dia Mundial da campanha contra o Câncer de Próstata é dia 17/11, mas a conscientização é feita o mês todo, na esperança de que ela possa ser prolongada por todo o ano e mude essa realidade que atinge diversos homens.

A Rádio Vertentes, além de tudo, está aqui para conscientizar e informar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.