No início da tarde desta terça-feira, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate Paus anunciou que não irá desfilar no carnaval de 2024. Prestes a completar 91 anos de tradição, a escola comunicou sua decisão unânime por meio de uma nota oficial publicada nas redes sociais.
Um dos motivos para tal decisão seria o curto prazo para confecção de fantasias. Os recursos públicos estão previstos para serem liberados somente em 15 de janeiro, com os desfiles já acontecendo dia 10 e 11 de fevereiro. Com isso, a escola teria um prazo de menos de um mês para produzir todas as fantasias e alegorias que seriam utilizadas no desfile.
A Bate Paus ainda reforça que, mesmo com os eventos promovidos pela agremiação ao longo do ano, o valor com eles arrecadado é insuficiente para custear um desfile. Eles também defendem seu posicionamento de não adquirir fantasias produzidas e/ou já utilizadas fora de São João del-Rei, afirmando que tal atitude não só prejudica a autenticidade do desfile, mas também desvaloriza os profissionais artísticos da região.
Ao final da nota, a escola ressalta: “Agradecemos a compreensão e o apoio de todos os envolvidos, reconhecendo o desafio que esta decisão representa para a comunidade. Parabenizamos e expressamos nosso profundo respeito à decisão das demais escolas que, com entusiasmo, promoverão o Carnaval de 2024.”